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Para verificar a efetivação dos serviços prestados por empresas terceirizadas é preciso analisar o saldo de vantagens dentro da necessidade e realidade da organização contratante.

Afinal, quais pontos são necessários para avaliar uma empresa terceirizada?

É importante partir da premissa de que a empresa deve apresentar gerenciamento da qualidade dos serviços prestados, alinhamento da equipe terceirizada, determinação do volume de trabalho e possuir critérios fundamentais que influenciam na decisão final.

Os Principais Pontos a Serem Avaliados

Adotar a estratégia de contratação de uma empresa terceirizada é uma ótima opção para quem deseja reduzir e obter mão de obra qualificada. Porém, é preciso atentar-se à alguns pontos que indicam a performance da empresa contratada e como isso reflete nos resultados da organização contratante.

Os principais pontos a serem avaliados são:

  • Gerenciamento de qualidade dos serviços prestados: é de extrema importância estabelecer um acompanhamento periódico sobre o desempenho do profissional terceirizado dentro da empresa, ou seja, a supervisão serve para identificar o nível de satisfação diante os avanços ou pioras nos serviços prestados;
  • Alinhamento da equipe terceirizada: é fundamental analisar a capacidade de adaptação e aprendizado das exigências e particularidades de cada local de trabalho. Exemplificando, por meio do recrutamento e seleção, a empresa terceirizada deve indicar o profissional que possua o perfil mais próximo da empresa contratante para assegurar harmonia na rotina de trabalho;
  • Determinação do volume de trabalho: em casos de hospitais, escritórios e órgãos de grande fluxo de pessoas, os serviços de limpeza, portaria e zeladoria são muito procurados para preservar a segurança e bem-estar dos indivíduos. Com isso, é feito uma escala entre os profissionais terceirizados para revezamento de período e volume de trabalho para que seja possível atender de forma eficiente as necessidades da organização.

Critérios Fundamentais que Influenciam na Decisão Final

            A empresa terceirizada deve apresentar critérios fundamentais que beneficiam o local de trabalho. Os aspectos que devem ser avaliados para tornar a terceirização mais eficaz, são:

  • Certidões: é interessante verificar se a empresa terceirizada possui certidões de regularidade com informações de mercado que confirmem a aptidão da prestação dos serviços, a fim de garantir segurança e excelência, estabelecendo uma parceria a longo prazo. A importância da avaliação das certidões se dá perante a proteção credibilidade do hospital sobre questões administrativas, fiscais ou jurídicas;
  • Quadro de Colaboradores: a empresa terceirizada deve realizar o processo de recrutamento e seleção de acordo com os requisitos dos hospitais, avaliando cuidadosamente os perfis dos candidatos para indicar o profissional mais adequado e treinado. Além disso, em casos de desfalque de equipe ou férias, é feita a reposição de profissionais de forma rápida e eficiente;
  • Suporte Jurídico: geralmente, empresas terceirizadas se comprometem a viabilizar todo respaldo jurídico referente à documentação, assessoria e orientação em casos de quebras de contrato;
  • Benefícios básicos: Outro fator a ser considerado, é a “auditoria” sobre a responsabilidade ao direitos dos profissionais sobre encargos trabalhistas com vale-alimentação/refeição, carteira assinada e horas- extras;
  • Equipamentos: para tornar o processo de implementação de trabalho mais rápido, a empresa terceirizada fornece equipamentos e materiais de limpeza que irão fazer parte da rotina do colaborador, colaborando para a segurança e tranquilidade do expediente.