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A Importância do Serviço de Recepção nas Empresas

Saiba o impacto de um serviço de recepção bem executado para o seu negócio.

O senso comum de que “a primeira impressão é a que fica” faz sentido quando visitamos uma empresa e notamos o contato inicial do serviço de recepção.

O modo como o atendimento é conduzido faz total diferença. Ele é peça chave para saber o grau de satisfação de um cliente, do início ao fim da experiência.

Por isso, é fundamental que a recepção seja bem planejada para que os valores da organização sejam transmitidos sempre de forma positiva por profissionais altamente qualificados.

Continue lendo o artigo e saiba a importância de implantar medidas efetivas para um excelente serviço de recepção para o seu negócio!

 

A Importância do Serviço de Recepção

Partimos da premissa de que a recepção é o primeiro contato entre o cliente e a empresa. Logo, o profissional que irá exercer esse papel, recebe a grande responsabilidade de representar a empresa e ser seu cartão de visitas.

O serviço de recepção deve comunicar, informar e direcionar os visitantes da melhor forma possível.

Para isso, é muito importante capacitar a equipe para atender com cordialidade, atenção e proatividade, os clientes, fornecedores e demais visitantes do local.

 

O Que é Preciso para ter um Atendimento de Recepção Eficiente?

Para ter um excelente serviço de recepção, torna-se extremamente necessário atribuir princípios básicos de relacionamento interpessoal a partir de:

Conhecimento Sobre a Empresa

Assim como em qualquer cargo em uma instituição, o colaborador deve estar ciente de informações básicas sobre a organização. Com o serviço de recepção, o domínio é redobrado.

Isso porque, a falta de precisão nas informações pode causar uma impressão negativa para o cliente.

É indispensável que o profissional pelo atendimento ao cliente conheça os valores e as atividades desempenhadas pela empresa para que as respostas sejam repassadas com clareza e exatidão.

Além disso, é preciso manter atenção à possíveis mudanças organizacionais para que o cliente se sinta satisfeito com o atendimento recebido e saia sem dúvidas.

Uma Comunicação Clara e Assertiva

A recepção é o acesso introdutório dos clientes com a organização. É por meio dela que o público faz a identificação, esclarece dúvidas e solicita determinados serviços.

Desse modo, a linguagem deste profissional conta muito para cativar e transmitir a credibilidade da empresa.

Portanto, os (as) recepcionistas devem adotar uma comunicação clara, cordial e profissional, sem uso de expressões inapropriadas e informais.

O tratamento comunicativo deve ser feito sempre com respeito e de maneira natural. É preciso saber lidar com todo tipo de público, desde diretores/gestores até os visitantes diários que podem estar presentes na empresa.

Postura Profissional

O profissional do serviço de recepção carrega a grande responsabilidade de preservar a imagem da empresa através de uma boa postura.

Adotar uma postura profissional adequada é determinante para mostrar logo de início o padrão de qualidade da empresa, com o auxílio de colaboradores que se preocupam em atender a todos com prontidão e excelência.

Treinamentos

O treinamento é a base para um ótimo desempenho de colaboradores. No serviço de recepção, é essencial que o profissional esteja preparado para atender conforme as necessidades e padrões do negócio.

A recepção tem que estar integrada à política, processos e serviços da empresa.

Investir em treinamentos assegura um atendimento realizado com mais eficiência, de modo a qualificar o colaborador a executar sua função com mais domínio.

Prestar um atendimento adequado e receptivo agregar ainda mais valor ao seu negócio, independentemente do canal que a abordagem seja feita: telefone, e-mail, mídia social e principalmente, visita pessoal.

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