fbpx

De Luca

A Terceirização pode Ajudar na Redução de Custo da minha Empresa?

Diante a desestabilização econômica, muitos gestores enxergam a terceirização de serviços como ótima estratégia para redução de custo.

 

O atual momento econômico é delicado e tem forçado a otimização de recursos e na redução de custo dos mais variados setores da indústria, comércio e prestação serviços.

Como uma alternativa muito eficaz, a terceirização tem se consolidado cada vez mais no cenário trabalhista das maioria das empresas.

Preocupados com o futuro do negócio e de seus colaboradores, muitos gestores estabelecem parcerias com organizações que possuam objetivos em comum para permitir a manutenção da produção e elevar vantagens competitivas no mercado.

Quer saber como obter a redução de custo operacionais de produtos ou serviços por meio da terceirização? Continue lendo o conteúdo e fique atento para saber como sua empresa pode adotar esta estratégia.

 

Terceirização Pode ser uma Excelente Estratégia para Redução de Custo

Investir na parceria com empresas terceirizadas têm dado condições otimistas tanto no mercado interno quanto nas relações internacionais. Sabe por quê?

Quando cada empresa se ocupa com a tarefa na qual é especializada, a tendência é centralizar o foco para que o serviço seja bem feito e sem desperdícios desnecessários.

Desse modo, o contratante pode observar ganhos competitivos no atual panorama do mercado por meio das vantagens apresentadas ao terceirizar as atividades meios.

Mas você deve estar se perguntando o que são atividades meio. Trata-se de ações que não integram o objetivo final de uma empresa, ou seja, são apenas atividades de apoio, necessárias para contribuir para o rendimento satisfatório da organização.

Com a implementação de serviços terceirizados, é possível administrar todas as etapas do processo de modo otimizado e consequentemente, reduzir custos presente no dia a dia.

Outro ponto interessante a ser destacado é o conhecimento singular da matéria-prima mais qualificada e com os cálculos corretos, evita-se a compra de um número superior ao necessário. Contabilizando um percentual bem abaixo de perdas.

 

O que Podemos Entender como Terceirização?

A terceirização é definida pelo repasse de determinadas funções para um terceiro desempenhar o serviço ou processo desejado.

Geralmente, essas atividades não estão relacionadas ao objetivo principal da empresa. Assim, é possível garantir que a empresa atingir suas metas de forma mais assertiva com uma melhor gestão dos custos.

Mas, como em toda contratação, a empresa deve analisar de maneira criteriosa as cláusulas e termos sociais da instituição especializada para conhecer a política de trabalho das áreas de terceirização.

 

Serviços mais Comuns a Serem Terceirizados

A terceirização de serviços é aplicada de diferentes formas para cada negócio. São vários os setores que podem ser terceirizados, caso a empresa precise.

No universo corporativo é comum terceirizar profissionais que exerçam funções que demandam frequência e treinamentos rigorosos, como os de limpeza, segurança e manutenção.

Além disso, tanto empresas novas quanto as mais reconhecidas no mercado optam por esse tipo de serviço, para assegurar maior agilidade nas atividades e redução de custo.

 

Benefícios em Terceirizar

Primeiramente, é importante deixar claro que a terceirização vai além da redução de custo na empresa. Separamos alguns exemplos, veja a seguir:

Qualidade do trabalho: por se tratar de um serviço especializado, a terceirização garante mais eficiência da função com a utilização correta dos recursos;

Foco na estratégia corporativa: quando opta-se por terceirizar as atividades-meio, a empresa contratante consegue centralizar seus esforços no core business. Tornando realidade, o investimento na atividade principal;

Especialistas em todas as etapas da operação: um benefício muito valorizado é pode contar com profissionais com conhecimentos técnicos específicos, capaz de realizar as atividades com mais excelência e qualidade.

Otimização do tempo de gestores e profissionais: determinadas atividades passam a ser de responsabilidade da instituição terceirizada, como acompanhamento de desempenho e encargos trabalhistas, por exemplo.

 

Cuidados Necessários na Hora de Terceirizar

É preciso entender que nem todas as funções devem ser terceirizadas. Embora a atual lei permita que qualquer atividade possa ser praticada por terceiros.

Como é o caso das atividades fim da empresa, funções ligadas diretamente ao negócio da organização contratante.

Um cuidado primordial também é buscar por instituições confiáveis, com capacidade técnica para exercer o trabalho necessário.

Portanto, avalie se os valores cobrados estão coerentes ao exigido no mercado. Procure por empresas que possam oferecer os melhores resultados em combinação com a redução de custo da contratação.

Mapear e manter as tarefas bem definidas junto à contratante é parte indispensável para validar os resultados do contratado. É extremamente importante esclarecer todos os pontos exigidos em contrato.

Mas isso não quer dizer que o contratante não possua uma parcela de responsabilidade em caso de problemas com os colaboradores.

Torna-se substancial conduzir questões legais, como a regularidade dos recolhimentos previdenciários e a ficha dos profissionais.

Por outro lado, é importante distinguir bem os colaboradores internos da equipe terceirizada para que não ocorra a subordinação direta dos empregados da contratada com o contratante.

 

Terceirizar Realmente pode Ajudar a Redução de Custos da Minha Empresa?

Chegou a hora de saber como a terceirização pode contribuir para a redução de custo da sua empresa. Vamos lá!

Com a terceirização inserida nas estratégias de redução de custo, pode-se obter uma melhor organização do fluxo de caixa mediante a definição de um valor fixo de pagamento todos os meses.

Ao comprar os valores da terceirização com os colaboradores internos, observa-se uma grande variação. Seja por custos de horas extras, compra de equipamentos e outros aspectos.

E falando de valores monetários, a redução de custo é nítida no desembolso de recrutamento, admissão, demissão, seleção e substituição de férias e faltas, propriamente ditos.

Por isso, a responsabilidade de substituir colaboradores em casos de faltas, férias e atestados é totalmente da equipe terceirizada.

Os encargos trabalhistas relativos aos colaboradores terceirizados acaba sendo da empresa contratada. Isso é um benefício e tanto para o alívio no orçamento corporativo.

Por gerar grande despesa, muitas empresas estão repensando possíveis contratações terceirizadas. Com isso, a empresa é isenta de pagar tributos trabalhistas relativos aos colaboradores terceirizados.

E por fim, outro fator decisivo para a redução de custo com a terceirização é que a instituição contratante fica encarregada de acompanhar as atividades, cobrando os resultados e regularizar o cumprimento do que está previsto em contrato.

Dessa maneira, esse modelo de contrato torna-se muito importante para o equilíbrio financeiro da empresa.

E vale lembrar que é fundamental analisar e pesquisar bem as empresas especializadas para negociar de forma segura e garantir a melhor parceria.

 

Mantenha-se Protegido