Fazer treinamentos de equipe pode motivar seus colaboradores e beneficiar diretamente sua empresa

 

Muitas empresas estão buscando alternativas para o crescimento organizacional e a qualificação de seus colaboradores para prestar um serviço com mais qualidade. E o ponto chave disso tudo é priorizar treinamentos de equipe.

Como mensurar o nível de produtividade de seus colaboradores durante a jornada de trabalho? Além de processos seletivos eficientes, é preciso investir em treinamentos de equipe.

Esse tipo de medida é essencial para desenvolver talentos, manter os colaboradores motivados e melhorar o ambiente corporativo.

Mas afinal, por que fazer treinamentos de equipes é tão importante e como pode ajudar seu negócio a crescer?

Continue lendo este artigo e saiba como a capacitação humana pode impactar positivamente sua empresa a pequeno, médio e longos prazos. Acompanhe!

 

Por que é tão Importante Investir em Treinamentos de Equipes nas Empresas?

 

Comumente relacionados aos Recursos Humanos, os treinamentos de equipe é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais força. Por isso, devem ser estabelecidos no dia a dia de toda a organização.

A partir de uma certa frequência, esse tempo de aprendizados será suficiente para ser considerado como importante para a cultura organizacional.

Por se tratar de uma gestão de pessoas, essas práticas mostraram-se muito eficientes para o universo corporativo. Isso porque, o treinamento é capaz de aumentar os objetivos de um negócio. O que isso quer dizer?

Aliados à incorporação de novas tecnologias, os treinamentos de equipe apresentam inúmeros benefícios que podem ser percebidos na ampliação de conhecimento e aprofundamento em questões pertinentes aos propósitos de cada empreendimento.

 

Aplicação de Treinamentos de Equipe nas Empresas

 

Um treinamento bem aplicado possui grande poder. Sabe por que?

O quadro de colaboradores e gestores têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades e chegar a outro nível de atuação com o conhecimento obtido, know-how e experiência.

De forma indireta, a produtividade de toda a empresa acaba sendo elevada com o cuidado dedicado ao preparo geral do time.

Mas vamos ao que interessa: como fazer treinamentos de equipe nas empresas?

Inicialmente, é preciso entender melhor como os processos internos funcionam para então elaborar um planejamento prévio sustentado com levantamento das demandas principais, recursos críticos e operações.

No ambiente empresarial, são abordadas necessidades e requisitos indispensáveis em treinamentos de equipe, como o aperfeiçoamento de competências comportamentais.

Além disso, durante o treinamento, devem ser discutidos para análise a implementação de novas plataformas e ferramentas de trabalho como a adoção de softwares, reciclagens sobre normas e política da empresa, bem como metodologias.

 

Saiba como Planejar um Treinamento Poderoso!

 

Independente de qual tipo de treinamento será aplicado, é fundamental analisar o perfil dos colaboradores que irão fazer parte dos treinamentos de equipe para identificar as fraquezas e fortalezas de cada um.

Dessa forma, será possível idealizar um plano de desenvolvimento individual com o objetivo de aprimorar a capacidade de compreensão dos colaboradores e potencializar suas habilidades.

Com base nessa avaliação, será mais fácil reconhecer e preparar novos líderes. Além é claro, de fortalecer o engajamento da equipe com os princípios, valores, política e missão do negócio.

Um meio interessante de fortalecer toda a equipe é a composição de ferramentas que desenvolvam a maturidade, o poder de negociação, a predisposição de construir relacionamentos produtivos e a capacidade de trabalhar a comunicação interpessoal.

Por que Fazer Treinamentos de Equipe nas Empresas?

 

Infelizmente, muitas empresas julgam desnecessário o investimento em treinamentos de equipe. A justificativa mais comum é de que não vale a pena treinar um profissional que a qualquer momento pode decidir por trocar a organização por uma concorrente.

Um dos maiores desafios é quebrar esta antiga ideia enraizada.

Investir em treinamentos é uma ação indispensável para o sucesso de uma empresa. Além da capacitação dos profissionais, este tipo de atividade favorece o comprometimento dos colaboradores com a missão, visão e valores da organização.

No ambiente corporativo, os treinamentos devem servir como uma oportunidade para a equipe desenvolver habilidades que atendam às expectativas da empresa e firme o sentimento de pertencimento da equipe.

Segundo dados da Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos), as equipes de trabalho que se concentram em pontos fortes, têm produtividades 12,5% maior.

Outra pesquisa, realizada pelo Centro Nacional de Qualidade Educacional da Força de Trabalho (EQW) dos EUA, indicou um aumento de 10% nos níveis de educação da força de trabalho, elevando em média 8,6% na produtividade total.

Já o aumento de 10% no valor dos equipamentos só amplia a produtividade em 3,4%.

 

Formas Mais Comuns de Treinamentos de Equipe

 

Atualmente, existem diversas modalidades de treinamentos de equipe para impactar positivamente no aproveitamento dos colaboradores.

Entenda a seguir como o conceito de cada treinamento de equipes pode encaixar no objetivo da empresa:

 Ministrados por Empresas Especializadas

Este modelo de treinamento é aplicado de acordo com os objetivos da empresa. Principalmente no que diz respeito a conhecimentos mais técnicos e específicos, indisponíveis entre os colaboradores.

A contratação de empresas especializadas faz com que as vivências e práticas sejam incentivadas de modo a fortalecer o networking pelo contato direto com outros profissionais.

Neste caso, os treinamentos de equipe podem ser praticados em ambientes externos ou de forma in company, no qual sua principal concepção é direcionar o auxílio aos colaboradores em suas funções e dúvidas pertinentes a sua própria organização.

Treinamento Presencial Aplicado por Colaboradores

Para garantir a propagação do conhecimento corporativo é organizar treinamentos internos, empregue por profissionais que possuam expertise e segurança para aprofundar determinado tema.

Assim, torna-se possível proporcionar a troca de experiências e know-how, sem grandes custos.

Os treinamentos presenciais podem ser executados por meio de um workshop, para estimular o desenvolvimento da cultura organizacional, com base na gestão e qualificação de pessoas.

Preparação Online, o Famoso EAD

Um modo de ensino que vem conquistando muitos seguidores é o treinamento digital. Esse tipo de categoria educacional apresenta grande flexibilidade de horário e custos reduzidos para os contratantes.

Diferentemente dos cursos presenciais que demandam gastos financeiros e a disponibilidade de agenda dos interessados, o curso online passa a ser considerado a solução mais acessível e dinâmica para um aprendizado pleno.

Conteúdos, palestras e vídeos de inúmeros temas podem ser facilmente consumidos e encontrados em plataformas digitais para o enriquecimento intelectual dos profissionais.

Grupos de Estudo

Esta é uma forma eficiente para alinhar lacunas e pendências nos processo internos da empresa.

Além de ser um excelente mecanismo para a capacitação de equipes, os grupos de estudo esclarecem questões que podem surgir durante a rotina de trabalho por meio do compartilhamento de ideias entre os colaboradores.

Para isso, é preciso organizar o encontro frequente entre os profissionais de vários setores para elaborar novos projetos  e buscar soluções para temas atuais.

Existem outros meios e abordagens para efetivar treinamentos de equipes, como por exemplo: o incentivo à leitura e a participação em congressos, seminários e visitas.

Com o treinamento, os colaboradores tornam-se cada vez mais aptos a realizar suas atividades com qualidade e compreender os valores, políticas e filosofia da empresa.

Quer saber mais? Conheça  7 Dicas Valiosas para Manter sua Equipe Motivada!

Até a próxima!

 

WhatsApp Solicite seu orçamento