Através da higienização de escritórios é possível proporcionar um ambiente limpo e protegido.

 

A higienização de escritórios sempre foi um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa. Atualmente, se faz ainda mais necessário proporcionar um ambiente limpo e protegido aos colaboradores, diante a pandemia do Covid-19.

É claro que isso impacta diretamente nos resultados obtidos pela organização, que nota maior engajamento do seu time na retomada das atividades.

Quer saber como fazer corretamente o procedimento de limpeza e higienização? Separamos as principais ações preventivas para você adotar no seu dia a dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prepare-se para anotar tudo. Vamos lá?

 

Por que é fundamental manter a higienização de escritórios?

Partindo da premissa de que os colaboradores passam a maior parte do dia dentro do escritório – exceto quando estão em home office -, a limpeza é uma grande aliada na eliminação de agentes nocivos à nossa saúde.

Mesmo que seja um local ao qual o cliente não tenha acesso direto, os ambientes corporativos precisam ser higienizados e organizados com frequência. Até porque, não dá para trabalhar em um espaço sujo e desorganizado, não é mesmo?

É praticamente impossível se concentrar nessas condições. Além de dispersar os colaboradores com o acúmulo de poeira em cima dos objetos, o possível mau cheiro das lixeiras pode provocar uma péssima impressão do negócio.

Sem contar que muita gente perde tempo procurando materiais/ferramentas necessárias para realizar suas atividades. De fato, a sujeira traz uma série de transtornos para a equipe, uma vez que muitos podem desencadear alergias ou problemas respiratórios por conta disso.

Mas os elementos mais graves de toda essa história são as oportunidades de proliferação de vírus e bactérias que se instalam justamente na deficiência dos processos de limpeza.

Por isso, a limpeza e higienização de escritórios devem estar unidas para combater qualquer ameaça que possa ser transferida do espaço externo para o interno. Afinal, a responsabilidade de preservar o bem-estar e a saúde de todos é da empresa.

 

Quais os benefícios de um ambiente limpo?

Entre os benefícios que envolvem a higienização dos escritórios, estão a qualidade de vida, a boa convivência e a segurança. Com isso, estabelecer padrões de manutenção de serviços de limpeza é sempre a estratégia mais eficaz.

Além disso, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado:

  • Previne doenças;
  • Impacta positivamente na produtividade e motivação dos colaboradores;
  • Protege a saúde e bem-estar de todos;
  • Causa uma boa impressão para outras pessoas que transitam no local;
  • Eleva a satisfação da equipe com a empresa;
  • Conversa equipamentos e materiais;
  • E é claro, protege contra a disseminação do Covid-19.

 

 

Como executar uma higienização eficiente e segura?

O escritório é um ambiente delicado e segundo o Ministério da Saúde, existem condutas que devem ser seguidas na preparação e entrega do ambiente a ser higienizado e limpo.

 

1. Elabore um cronograma de higienização

Junto com as equipes de limpeza, crie um roteiro com todos os processos de higienização que devem ser realizados periodicamente.

O cronograma vai servir de apoio para os profissionais sobre quais áreas precisam ser limpas, qual a melhor forma de executar uma limpeza profissional e a frequência de repetição.

2. Adquira e forneça somente produtos adequados

Utilizar produto específico na limpeza é a maneira mais segura de garantir a higienização dos escritórios. Mas para isso, é necessário que sejam homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao escolher um determinado produto de procedência duvidosa, principalmente se apresentar preço inferior ao mercado, você colocará em risco a saúde de quem trabalha e comprometer equipamentos e móveis de sua empresa.

3. Sem EPIs, nada feito

Não adianta também ter os produtos adequados, se os profissionais que irão utilizá-los não estiverem devidamente protegidos e seguros para desempenhar sua função.

O time da limpeza deve ter acesso a equipamentos e vestimentas que evitam a contaminação durante a higienização do ambiente.

Consulte os EPIs indicados para cada um dos processos e fique atento à qualidade do material. Resistência e flexibilidade fazem toda diferença.

4. Cuidado ao limpar aparelhos eletrônicos

Computadores, impressoras, notebooks, celulares e outros acessórios tecnológicos fazem parte da realidade de um escritório. Por se tratar de objetos bem delicado, a higienização deve ser feita com um cuidado especial.

Atenção redobrada não quer dizer descaso. Esses tipos de equipamentos devem ser limpos com frequência porque são pontos de alta contaminação.

Um exemplo bem comum é o telefone, utilizado por toda a equipe e que entra em contato direto com o rosto e boca do colaborador. Sem dúvida, o organismo absorve qualquer tipo de vírus e bactéria que esteja alojada no aparelho. Assim como acontece com o coronavírus.

Sendo assim, a higienização de escritórios deve ser executada frequentemente com técnica e domínio. Está pensando em promover o melhor para o seu ambiente e colaboradores?

 

Conte com a ajuda de empresas especializadas!

A terceirização de limpeza está cada vez mais forte. O crescimento exacerbado se deu em virtude da transmissão assustadora do vírus que adoeceu o mundo.

Porém, mesmo antes de sofrermos com esse baque, se fez necessário garantir uma limpeza e higienização eficiente que só uma empresa experiente no mercado pode oferecer.

Fechar uma parceria de terceirização de serviços desse tipo traz vantagens extras para sua empresa. Vai ser possível reduzir custos da folha de pagamento, ter imediata substituição de colaboradores em casos de faltas ou férias, ficar isento de arcar com despesas trabalhistas e seleção profissional.

Viu só como a higienização de escritórios abrange inúmeros benefícios que vão além da limpeza básica?

Engana-se quem acredita que é só passar um pano úmido na mesa e no chão para blindar a ação de microrganismos perigosos. O processo de higienização é um trabalho diário e específico, capaz de exterminar agentes infecciosos de qualquer ambiente, principalmente em hospitais.

 

Mantenha-se Protegido