Sua empresa está realmente preparada para receber os seus colaboradores de forma segura? Saiba como a Desinfecção de Ambientes pode ajudar a combater as ameaças invisíveis!

 

O retorno das atividades já é uma realidade para muitas empresas. Mas como evitar a contaminação do Covid-19 e fazer com que os colaboradores se sintam seguros? Promover a limpeza e desinfecção de ambientes é o primeiro passo!

Os serviços considerados essenciais e outros segmentos liberados para atuarem com restrições, precisam redobrar os cuidados com ações para preservar a saúde de sua equipe e clientes.

Para te ajudar nesta missão, elaboramos este conteúdo que irá mostrar como garantir a segurança biológica e bem-estar de seus colaboradores de forma adequada. Acompanhe!

 

Recomendações para uma desinfecção de ambientes segura na retomada de trabalho

A essa altura todos já sabem que devido à mutação do Sars-Cov 2 (o novo coronavírus), o vírus tornou-se muito mais agressivo e resistente. Sua capacidade de sobrevivência nas superfícies é assustadora.

E como estratégia preventiva, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) lançou o Manual de Procedimentos de Limpeza com orientações para as empresas sobre como combater a ação do novo coronavírus.

O documento foi embasado nas diretrizes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja a seguir as principais recomendações das autoridades de saúde e saiba como os ambientes devem ser limpos para proteger seus colaboradores contra vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.

 

Como preparar sua empresa e proteger os colaboradores?

A necessidade em manter os cuidados pessoais é reforçada em todos os lugares. Porém, não é o suficiente para evitar a contaminação através de superfícies infectadas.

É indispensável realizar com frequência a higienização e limpeza dos locais, utensílios e objetos para conter a disseminação do vírus.

Portanto…

  1. Utilize saneantes e produtos químicos regularizados

Apesar de existirem diferentes práticas de desinfecção de ambientes l linkar com o ‘5 dicas de desinfecção…’, selecionar os produtos corretos é uma das formas mais ativas na eliminação de ameaças invisíveis.

Este processo divide-se em duas etapas importantíssimas: a remoção das sujidades e a desinfecção de fato.

No primeiro caso, utiliza-se detergentes, limpadores, multiusos e outras substâncias que penetram nos materiais para eliminar o volume de bactérias ali presentes.

Já para desinfectar locais onde há maior circulação de pessoas, podem ser utilizados produtos de hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio, quaternários de amônio, entre outros princípios ativos registrados no rótulo.

Vale destacar que a desinfecção de superfícies também é feita com o álcool 70 líquido. A solução em gel é recomendada apenas para a limpeza das mãos.

  1. A escolha de equipamentos adequados faz toda diferença

Entre as mais diversas opções disponíveis no mercado, os equipamentos de limpeza devem possuir sistema lavável ou descartável. Dê preferência para:

Panos de limpeza descartáveis l Borrifadores l Baldes espremedores l Sistema Mop l Pá coletora com tampa ou sistema descartável l Escova lavatina l Carrinhos, entre outros mais.

Para a escolha de maquinários, é recomendável: lavadoras automáticas de piso, aspiradores profissionais de pó e líquidos, enceradeiras e polidoras, por exemplo.

Mas atenção! O uso de vassouras deve ser evitado, porque causa a suspensão de partículas infectadas e prejudicar completamente o resultado esperado da desinfecção de ambientes.

  1. Siga o padrão e periodicidade dos procedimentos de higienização

Empresas, instituições públicas, centros de ensinos, supermercados e todos os locais de uso coletivo, precisam se adaptar o quanto antes aos mais rígidos protocolos de higienização profissional.

Independentemente da afirmativa de contaminação pelo novo coronavírus ou não.

Por isso, a desinfecção de ambientes deve seguir um padrão com o uso de técnicas, produtos e equipamentos apropriados.

Além disso, é altamente recomendada a limpeza e desinfecção constantes de objetos e áreas que podem estar em contato humano frequente.

  1. Foque nos objetos mais utilizados

Dedique uma atenção maior em:

Mesas l Cadeiras l Telefones l Bancadas l Corrimãos l Botões de elevadores l Barras de apoio l Computadores (mouses e teclados) l Controles remotos l Fechaduras l Maçanetas l Mobílias e Interruptores.

  1. Faça a preparação dos ambientes gerais

A desinfecção de ambientes requer cautela para evitar a contaminação de áreas já limpas, e o ideal a se fazer é seguir um sentido único.

De modo simples, começar a limpeza pela área menos suja para então realizar a varredura úmida é um processo importante.

Geralmente, inicia-se por paredes, vidros, superfícies e objetos. O piso acaba ficando por último porque ele recebe toda sujidade das demais etapas.

 

Ações complementares que devem implementadas

Além da desinfecção de ambientes, é fundamental:

  • Disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos da empresa, mantendo-os sempre abastecidos;
  • Incentivar a higienização correta – e frequente – das mãos;
  • Se possível, desabilitar ou substituir o uso da biometria;
  • Criar banners, pôsteres ou cartazes com as recomendações de órgãos de saúde, de como prevenir e evitar a contaminação;
  • Manter os locais higienizados e bem ventilados (sem o uso de ar-condicionado);
  • Promover o revezamento de equipes;
  • Oferecer home office para as funções que permitem este modelo de trabalho;
  • Distanciar a posição física das cadeiras, mesas e aparelhos de uso coletivo.

 

Conte com a De Luca para uma Desinfecção de Ambientes preventiva e segura!

Você sabia que a exposição aos riscos de contaminação pode tornar-se ainda mais vulnerável quando não há uma conduta legal a ser seguida?

Para realizar uma desinfecção de ambientes correta e eficaz, é necessária a utilização de produtos especiais, técnica e equipamentos adequados.

 Pensando nisso, a De Luca desenvolveu um sistema totalmente eficaz de desinfecção de ambientes por meio da ação mecânica e nebulização.

O objetivo é remover por completo os mais diversos tipos de vírus, bactérias e vida microbiana.

 

Seu Negócio Pode Receber este Serviço!

 

Fale diretamente com a nossa equipe pelo whatsApp e proteja quem está com você todos os dias!