Mais proteção e segurança para sua vida – Saiba como o Túnel de Nebulização pode combater a ação de vírus nocivos à saúde por meio de uma higienização inteligente.

 

A tecnologia tem sido uma aliada fundamental no combate à pandemia do novo coronavírus. Empresas nacionais e internacionais desenvolveram o Túnel de Nebulização para reduzir o risco de contaminação da doença.

O que antes era utilizado apenas para uso clínico, transformou-se em um processo de higienização interessante para blindar o organismo contra a ação de agentes nocivos à saúde em empresas, estabelecimentos e outros locais.

Autoridades sanitárias de alguns estados brasileiros contestam a eficiência do sistema de nebulização, diante a ameaça em causar doenças e alergias devido aos produtos químicos utilizados.

Mas isso é pauta para outro conteúdo. Hoje, iremos abordar a importância da implementação deste método de higienização de uso coletivo que se mostrou muito importante para a proteção das pessoas no dia a dia.

Acompanhe!

Origem do Túnel de Nebulização e Desinfecção

Em fevereiro deste ano, um polo industrial chinês intensificou a limpeza física, orgânica e humana por meio de um túnel instalado na entrada da empresa para desinfectar os operários da cidade de Chongqing, localizada no sudoeste da China.

A ideia deste modelo de higienização é eliminar uma possível entrada do coronavírus e outros tipos de bactérias e fungos no ambiente de trabalho.

Na cabine, o indivíduo é higienizado em média até 20 segundos através de uma pulverização e nebulização com desinfetante médico ou agentes químicos ativos na destruição do vírus.

A iniciativa tem o objetivo de proteger os colaboradores antes de entrarem no trabalho, não descartando a importância em manter os espaços limpos também.

Uma vez que o vírus Covid-19 possui resistência e sobrevivência em superfícies.

Como a cura do coronavírus ainda não foi descoberta, cientistas de todo mundo têm trabalhado em alternativas para conter a disseminação da doença.

Como Funciona a Nebulização?

A nebulização – ou inalação – consiste em distribuir uma suspensão de partículas de água nas vias áreas. Fragmentos estes que variam em sua dimensão de 0,5 a 5 micras em nebulizadores mecânicos simples, em oxigênio ou ar comprimido.

Tudo isso com ou sem associação de medicação, para alívio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos.

Nas cabines de desinfecção, os nebulizadores mostraram-se eficazes no reforço da prevenção ao Covid-19 em entradas e saídas de supermercados, bancos, indústrias, hotéis, escolas, igrejas, condomínios, hospitais e/ou lugares onde há maior circulação de pessoas.

Desenvolvimento do Túnel de Nebulização e Desinfecção

No Brasil, o túnel foi projetado por uma equipe de engenheiros e médicos com a finalidade de proteger a vida da população e principalmente, dos profissionais da saúde.

Na maioria das cabines, os materiais que compõem os túneis de nebulização são metal, alumínio e aço carbono em um estrutura de distribuição hidráulica com bomba de alta pressão e bicos nebulizadores.

Esses mecanismos em questão, fazem com que todo esse fluído de água sanitária diluída, água e sabão seja disposta durante o caminhar das pessoas por dentro do túnel.

Funcionamento Efetivo do Túnel

Primeiramente, é recomendável que o indivíduo entre na cabine com máscara para que seja realizada a nebulização completa, sem correr o risco de inalar acidentalmente os produtos químicos.

Mas fique tranquilo, a higienização ocorre de forma simples e rápida. Basta apenas 12 a 20 segundos para que o indivíduo saia com a roupa livre de vírus e bactérias.

No túnel há um sistema de nebulizadores com micro jatos de água e desinfetante que são vaporizados na pessoa por meio de sensores que liberam esta solução, que formam a névoa de limpeza.

Este tipo de higienização é controlada eletronicamente, ou seja, não é preciso tocar em nada. Apenas se posicionar no sensor que identifica a presença.

Além disso, as roupas não ficam molhadas e a limpeza ocorre também, na sola do calçado.

Após esse processo, o profissional poderá seguir com suas atividades ou retirar o EPI sem risco nenhum de contaminação.

Produtos e soluções utilizadas para a Higienização

Os produtos utilizados podem variar de acordo com o fornecedor, entre uma mistura de água e sabão, dióxido de cloro, desinfetante médico e outros agentes químicos.

Mas é fundamental consultar a lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que possui a descrição de substâncias comprovadas cientificamente para agir contra o coronavírus.

Recomenda-se fazer o uso de cinco litros e meio das soluções para mil litros de água. Dessa forma, a quantidade de produtos não fará mal para a saúde e irá ser eficiente para matar o vírus.

Locais onde o Túnel de Nebulização pode ser Fixado

Como citamos anteriormente, o túnel de nebulização pode ser instalado em pontos estratégicos.

Especialistas explicam que a cabine pode ser colocada inclusive, em áreas fechadas como empresas, supermercado, hospitais e em unidades de pronto atendimento.

Terminais de ônibus também exigem cuidado especial. A proposta é reduzir ao máximo o perigo de contágio nos transportes públicos.

O simples ato de passar pelo túnel de desinfecção traz segurança e bem-estar para os passageiros e trabalhadores informais que fazem o uso do transporte coletivo.

Em algumas regiões do país, o túnel de desinfecção está em fase experimental, mas ele já pode ser visto em entradas de hospitais e estabelecimentos de serviços essenciais.

Benefícios do Túnel de Nebulização

A higienização na cabine é um processo que pode causar muitos benefícios para o público. Vejamos alguns deles a seguir:

  • Você protege seus colaboradores e clientes de modo seguro e totalmente eficaz;
  • O túnel inflável de sanitização aumenta a segurança dos profissionais e reforça a higienização dos materiais que chegam;
  • Seus clientes saberão que a sua empresa se preocupa com a saúde dos próprios colaboradores e não mede esforços para evitar o contágio;
  • O seu custo-benefício é excelente em relação a outros materiais, o que permite uma compra de várias unidades para espalhar pela empresa;
  • A manutenção do túnel é muito simples e ele pode ser limpo com água e sabão.

A higienização pessoal não deve ser deixada de lado…

O túnel de nebulização é responsável por exterminar de forma rápida microrganismos nocivos à saúde humana. Mas só a ação dele não basta.

Além da cabine, é indispensável seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conscientizar cada vez mais a população sobre o poder de lavar as mãos com água e sabão, e higienizá-las com álcool em gel.

Reforçando a importância em realizar a higienização dos ambientes e superfícies com a propriedade ativa do álcool 70 para impossibilitar o risco de se tornar uma pessoa infectada pelo vírus que atinge milhões de vítimas pelo mundo.

Urgência nas redes de saúde do país

Até o momento, o Brasil possui cerca de 1.370.488 mil casos confirmados pela Covid-19, 733.848 recuperados e 58.385 de mortes registradas.

Por isso, torna-se vital adotar medidas que ajudam a diminuir a transmissão de um vírus tão violento como o coronavírus.

O objetivo do túnel de nebulização é justamente esse, achatar a curva de contaminação para não sobrecarregar os sistemas de saúde pelo país.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba como a higienização é essencial para uma vida segura e protegida.