De Luca

Higienização e Limpeza dos Ambientes no Inverno

Saiba a importância da Higienização e Limpeza na prevenção de doenças comuns em tempos mais frios.

 

Com a chegada do inverno, torna-se cada vez mais importante a higienização e limpeza de ambientes hospitalares e até mesmo residenciais como condomínios, para evitar a proliferação de agentes causadores de doenças respiratórias.

Devido ao tempo seco e ar frio, é muito comum que nessa época do ano eleve o número de incidências de gripes, resfriados e alergias.

Normalmente, a transmissão dos vírus e bactérias ocorre através de tosses ou espirros de pessoas infectadas.

Além disso, outro agravante é o ato de passar as mãos em superfícies que encontram-se contaminadas e em seguida coçar os olhos, e tocar na boca ou nariz.

Para evitar o contágio de doenças respiratórias, é importante adotar práticas de higienização e limpeza dos ambientes para garantir a saúde e bem-estar de todos.

Continue lendo o artigo e fique por dentro!

 

Por que manter a Higienização e Limpeza no Inverno?

 

Em épocas mais geladas como outono e inverno, as pessoas costumam se aglomerar em áreas fechadas e sem ventilação por conta da friagem típica dessas estações.

Com isso, os micro-organismos ganham mais resistência devido à queda de temperatura e ao contato direto com toda a sujeira do local.

A poeira acaba sendo a principal responsável por crises alérgicas, decorrentes do acúmulo de ácaros em locais quentes, escuros e úmidos.

Segundo especialistas, manter os ambientes limpos e arejados reduz significativamente o aparecimento de doenças.

Redobrar atenção e cuidado quanto à higienização e limpeza dos ambientes é fundamental para combater efetivamente qualquer chance de contaminação de doenças.

Seja em tempos mais frios ou quentes, clínicas e hospitais exigem alto grau de frequência para higienização em razão dos riscos de disseminação de agentes infecciosos.

 

Higienização Hospitalar

Para uma limpeza bem executada em hospitais e clínicas, é preciso delimitar áreas críticas a fim de aplicar as melhores técnicas e procedimentos nos ambientes internos.

Separamos três principais etapas para uma higienização hospitalar segura e eficaz no inverno. Veja a seguir:

Limpeza – o processo consiste na remoção de poeiras e sujidades de superfícies com o objetivo de reduzir a concentração microbiana do ambiente ou objeto.

Para esse tipo de higienização é recomendável álcool, panos e esfregões para evitar que os micro-organismos se espalhem pela atmosfera;

Desinfecção – o nível é bem parecido com o da limpeza, mas a desinfecção possui alguns níveis: baixo, médio ou alto grau contra os agentes infecciosos comuns no inverno.

A realização desse procedimento varia conforme a aplicação do tipo de produto químico a ser utilizado.

Esterilização – a fase é muito importante devido à eliminação e destruição total de bactérias, fungos e vírus no ambiente.

 

Limpeza em Condomínios

Outro cenário que merece muita atenção quando nos referimos à higienização e limpeza, são os condomínios. Tanto na esfera comercial, quanto na residencial.

Em razão da grande circulação de pessoas em praticamente todas as áreas de convivência, aumenta a probabilidade de contaminação de doenças típicas no inverno.

Para obter uma higienização especializada, é recomendado a contratação de serviços terceirizados. Isso porque, os profissionais encarregados possuem o conhecimento necessário para uma limpeza segura.

Além de prevenir a disseminação bacteriana pelos ambientes, uma higienização adequada mantém o ambiente sempre limpo, arejado e com uma boa aparência nos dias mais frios.

Nas áreas condominiais é necessário recolher o lixo uma vez por dia, higienizando os cestos sempre que possível. Aplicar medidas como essa, evita a aparição de pragas urbanas e a proliferação de fungos.

Os gestores responsáveis pela manutenção do condomínio devem redobrar a atenção para espaços que vão além dos apartamentos e áreas sociais, como salões de festas, Playground e parquinhos.

No inverno, a higienização e limpeza dos ambientes devem fazer parte da rotina de todos. Especialmente em locais de grande circulação como hospitais e condomínios.

Portanto, cuide dos ambientes e previna-se de doenças comuns na época mais fria do ano.