fbpx

De Luca

Casos de Dengue Crescem no Brasil

Em 2019, foi registrado aumento de 339% de casos de Dengue no país e 994 cidades têm risco de surto.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde divulgou dados recentes sobre o aumento preocupante da dengue, chikungunya e zika vírus no país.

Foram registrados 451.685 casos de dengue em todo o Brasil até a primeira quinzena de abril, o que configura um crescimento de 339% em relação ao ano passado.

No mesmo período em 2018, foram apontadas 102.681 ocorrências de dengue.De acordo a pesquisa, quase mil cidades têm o risco de surto do mosquito Aedes aegypti.

A região Sudeste apresenta maior índice de infestação da dengue, principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, segundo declaração de Rodrigo Said, coordenador geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes.

Saiba a importância da higienização como principal meio de prevenção contra transmissão da dengue e entenda as ameaças do mosquito Aedes. Continue lendo!

Epidemia de Dengue pelo Brasil

O grande número de casos de dengue é um sinal de alerta para todos os estados brasileiros. Paraná tem incidência superior a 100 casos por 100 mil habitantes e Tocantins possui o maior número de casos de dengue registrados no país.

Mesmo fora da época mais quente do ano, a proliferação do mosquito Aedes aegypti se deve às condições climáticas favoráveis como tempo seco e fortes chuvas.

Ainda que os casos de dengue sejam preocupantes o país não vive uma epidemia generalizada, segundo Wanderson Kleber, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde:

“Mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. Sendo assim, até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, disse.

Chikungunya e Zika vírus

Sem registros de mortes, a chikungunya obteve redução de ocorrências na primeira quinzena de 2018 mediante os 24.120 mil casos registrados no país, com incidência de 11,6 para cada 100 mil habitantes.

Já o Zika vírus acometeu 3.085 vítimas em todo o Brasil, com incidência de 1,5 casos para cada 100 mil habitantes. Sem mortes certificadas.

Higienização como Meio de Prevenção

O combate à dengue está associado à precauções e medidas simples divulgadas através de campanhas de prevenção e o uso de recursos disponibilizados pelos serviços de saúde pública, como vacinas e medicamentos.

Porém, é preciso evitar a proliferação do Aedes aegypti a partir da remoção de elementos físicos que favoreçam a sobrevivência e reprodução do mosquito.

Com isso, além da atenção especial aos principais focos de reprodução do mosquito, como água parada e cuidados diários com vasos de plantas, uma medida importante deve ser evidenciada: a higienização correta dos ambientes.

De acordo com especialistas, o ideal é que não haja condições ambientais que possibilitem a multiplicação do mosquito, bem como, em acúmulo de resíduos, água parada e ambientes sujos, por exemplo.

Higienizar espaços e áreas que possam servir de abrigo para os mosquitos é considerada uma prática fundamental para evitar criadouros e a disseminação da doença nas cidades.