Você Sabe Qual a Função de uma Camareira Hospitalar? Confira!

Em ambientes hospitalares é imprescindível oferecer condições favoráveis para manter as UHs (Unidades Habitacionais) devidamente higienizadas e organizadas. O profissional responsável pela execução destas atividades é a camareira hospitalar.

Zelar pela arrumação dos leitos e apartamentos é uma das grandes atribuições da (o) camareira hospitalar. Isso porque, além da limpeza de todos objetos e móveis dos quartos, faz-se a troca constante das roupas de cama, reposição dos itens de higiene pessoal e a conservação do ambiente dentro dos padrões de higienização.

Muitas vezes, os serviços prestados pela camareira hospitalar são confundidos com os de tarefas domésticas ou limpeza terceirizada, executadas por outros tipos de profissionais.

Acompanhe neste artigo, quais são as funções de uma camareira no segmento hospitalar e qual sua importância na preservação da saúde dos pacientes e dos indivíduos que frequentam um local vulnerável para contaminações/transmissões de doenças.

Funções de Camareira Hospitalar

Com o objetivo de otimizar a arrumação e higienização dos leitos e/ou apartamentos, as camareiras hospitalares recebem um importante suporte de trabalho, o conhecido “carrinho”, para evitar buscas desnecessárias dos instrumentos  a serem utilizados.

O mesmo serve para seu desempenho nos leitos e quartos.  Para os especialistas, é fundamental que o trabalho seja feito de forma organizada e metódica para que as tarefas possam ser cumpridas de forma adequado e no tempo certo.

A rotina se inicia na limpeza de lixeiras e banheiros, bem como a reposição de sabonetes, papel higiênico e outros itens de higiene. Logo após, a camareira hospitalar deve realizar a troca de lençóis e toalhas, e a arrumação da cama.

Além de todo conhecimento técnico, as camareiras devem receber o treinamento para a utilização adequada dos produtos e a prestação de serviços de acordo com as técnicas e estratégias de processos, estabelecidas pela empresa especializada.

Ocorre a Higienização do Ambiente Mesmo com a Presença Paciente?

No ambiente hospitalar, uma das importantes funções da camareira é aplicar a metodologia chamada de concorrente. Este tipo de metodologia exige que a higienização das áreas seja realizada com a presença de ao menos uma pessoa no leito ou apartamento, seja o próprio paciente internado, acompanhante ou um familiar.

As camareiras hospitalares devem apresentar discrição, bom senso e idoneidade em razão de circunstâncias que possam vivenciar no atendimento aos mais variados tipos de pacientes.

Em casos de esquecimento de pertences e itens dos hóspedes, a camareira hospitalar é responsável por informar aos seus superiores sobre o ocorrido e principalmente sobre questões relacionadas aos recursos de trabalho.

A Importância do Cuidado com a Higiene Hospitalar

Por se tratar de um conjunto de serviços disponibilizados aos clientes internos (funcionários) e os clientes externos (pacientes e seus acompanhantes), o objetivo da camareira hospitalar é oferecer condições de bem-estar, conforto, assistência, segurança e qualidade no atendimento e as práticas prestadas na instituição de saúde.

O desempenho da camareira hospitalar é de extrema importância para as instituições de saúde, pois é através de seu cuidado que é possível preservar a saúde dos pacientes, familiares e funcionários.