Saiba como a portaria remota pode ser um recurso inovador para a segurança do seu condomínio e conheça suas principais vantagens

Buscar recursos para a segurança patrimonial tornou-se uma prática cada vez mais presente diante o crescimento desenfreado do número de roubos e invasões em condomínios. Uma alternativa muito eficiente que vêm ganhando força é o sistema de portaria remota.

A tecnologia substitui a presença física de um porteiro por uma central de câmeras de monitoramento para a proteção do local.

No Brasil, o sistema inovador vem chegando aos poucos às cidades. Só em São Paulo por exemplo, estima-se que cerca de mil condomínios adotaram o mecanismo de portaria remota.

Com o objetivo de automatizar a segurança de condomínios, a portaria remota apresenta inúmeras vantagens. Continue lendo o artigo e fique por dentro!

Mas afinal, o que é Portaria Remota?

Trata-se de um sistema integrado de gerenciamento à distância por câmeras de segurança 24 horas por dia, durante toda a semana.

O acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviços é controlado por um profissional diretamente de uma central de monitoramento.

Considerada uma forte tendência na segurança de condomínios comerciais ou residenciais, o serviço de portaria remota é uma das soluções mais indicadas para inibir a ação de criminosos.

Através dessa inteligência é possível reduzir a vulnerabilidade desses espaços por meio da automatização de vigilância.

Como Funciona a Portaria Remota?

O contato inicial com o visitante é feito por meio da portaria eletrônica, via interfone.

Em seguida, o profissional notifica o morador por telefone ou interfone e questiona se o acesso é autorizado ou não. O funcionamento do sistema é feito com o auxílio da internet.

Já a liberação de entrada dos moradores é feita por um conjunto de soluções como biometria (reconhecimento da impressão digital), cartões magnéticos ou QR Codes.

Para garantir o pleno funcionamento da portaria remota o ideal é contratar empresas segurança especializadas e investir em modernos equipamentos, como:

  • sistema de identificação de moradores;
  • câmeras de segurança com transmissão das imagens em tempo real, etc.

 

Outro ponto que é importante ser destacado para a eficiência de uma portaria remota é a manutenção periódica desses aparelhos, para que não haja nenhum imprevisto ou desfalque na segurança do condomínio.

Principais Vantagens desta Tecnologia

Além de ser uma solução capaz de unir modernidade com segurança, a portaria virtual apresenta inúmeras vantagens que consistem em:

  • Inovação na segurança dos moradores e todos que ali atuam;
  • Aumento da praticidade e agilidade no atendimento, gerenciamento e controle de acesso;
  • Assegura a integridade física do porteiro, uma vez que não é colocado em risco de assaltos e em outras situações de violência;
  • Redução de custos com taxas condominiais, podendo chegar em 40% até 50% de economia com a utilização do serviço;
  • Segurança em tempo integral em todos os dias por semana.

De modo geral, a portaria remota vem se tornando uma realidade necessária para uma segurança eficiente e reforçada para condomínios/espaços de pequeno ou grande porte.

Apostar na tecnologia é um meio interessante que pode ser utilizado para melhorar a gestão do seu condomínio. Saiba mais sobre Tecnologia em Condomínios: Saiba como Reforçar a Segurança.